terça-feira, 23 de agosto de 2016

Produtos da (Mexer na)Terra

Adorava ter uma pequena horta, para ter as minhas "ervinhas", colher na hora e cozinhar com alimentos frescos.
 Enquanto isso não acontece, fico muito feliz pelas coisas que vão vindo das hortas dos avôs do Alentejo, desde batatas, courgetes, alhos, cebolas, tomates, coentros, salsa, hortelã, ameixas, alperces, figos e uvas... uma grande variedade, de produtos produzidos com tanto amor e carinho, e que enchem o nosso frigorifico/fruteira com imensas cores e com aromas fabulosos que perfumam a nossa casa.

Quando vamos ao Alentejo, tento sempre ir ao monte dos meus avôs e é tão bom estar em contacto com a Natureza, ver as flores nos campos que a C. gosta de apanhar e oferecer, mostrar-lhe os animais e explicar-lhe como eles também têm as suas familias e as diversas formas de vida, colher fruta ou legumes e provar, tirar água do poço e beber na hora, são pequenos grandes prazeres que a vida do campo nos proporciona. Tambem acontece na horta do avô Colaço. e da avó Maria . muitas vezes vão de mão dada até á horta e apanham laranjas ou outras frutas da epóca.  Existe uma felicidade estampada no rosto da pequena.

È tão importante, levar as crianças até estes campos ou mesmo pequenas hortas que existam. Para que elas compreendam, que as frutas e legumes  não nascem no armazém do supermercado, mas que têm de ser semeados, regados, e colhidos na epóca certa, que a Natureza tem ciclos e temos de os respeitar, só assim conseguimos produtos saborosos  e realmente frescos. Que os agricultores são pessoas sábias e que se interessam pela terra e pelo bem-estar da humanidade.
 Todas as crianças e adultos, deviam de quando em vez mexer na terra, brincar com ela, sentir o seu cheiro. É uma ótima terapia de enraizamento.
Experimentem, deixem os miúdos sujarem-se e brincarem na Natureza e ao ar livre, são essas as memórias que guardo da minha infância e é isso que passo á C.  :)


Esta batata, veio da horta da avó Maria e do avô Colaço. Digam lá que a Natureza não é perfeita?




Sem comentários:

Enviar um comentário