sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Regresse com energia

Apesar do calor, os dias estão cada vez mais curtos e já há uma brisa mais fresca ao entardecer.
O verão vai saindo de fininho para gentilmente ceder lugar ao nosso querido outono.
As idas á praia vão ficando para segundo plano e começa a surgir a vontade de ficarmos mais recolhidos.
Nesta altura é normal que também sintamos algumas saudades dos momentos divertidos que passamos nas férias, no meio da familia ou dos nossos amigos - por falar nisso, não quer dizer que nos descuidemos da nossa saúde, até porque se setembro é uma boa altura para voltar á rotina, e que esta seja saudável e consciente para que seja um regresso com muita energia.

1. Beber muita água. 
Se no pico do verão o fazia, com frequência  pois então continue. Todos sabemos que ingerir água é importante e vital. Prefira água engarrafada com ph 7 ou superior.

2. Beber sumos com superalimentos
Já todos sabemos, que os sumos verdes ou detox, fazem maravilhas ao nosso organismo, experimentem a incluir nos vossos sumos, batidos ou smothies, alimentos com propriedades terapeuticas. Falo de superalimentos que ajudam a prevenir e a tratar uma série de problemas de saúde.

3.Criar uma despensa cheia de vida
Encha a sua despensa de alimentos que vêm da natureza. Existe uma grande variedade de legumes, leguminosas, fruta, frutos secos oleaginosos. Carne e peixe, se possivel de origem biólogica, faz toda a diferença.

4. Ter uma cozinha inteligente
Experimente a usar menos sal e mais ervas aromáticas, para além da diversidade de sabores nos pratos que irá confecionar, as ervas arómaticas possuem propriedades terapêuticas. Existe um leque vastissimo á sua espera.

5. Mexa-se pela sua saúde
Todos sabemos como é bom expressarmo-nos através do movimento. O exercicio fisico é um dos melhores antidepressivos e ansiolíticos que existem e não tem efeitos secundários. Se não está hábituado, comece por exemplo a fazer uma caminhada de 5/10minutos diários e com o passar dos dias aumenta o tempo, ou experimente uma aula de yoga, dança, natação, etc. Praticar exercicio não tem, nem deve ser uma canseira mas sim um momento de prazer.

6. Meditar
Sente-se comodamente, feche os olhos e sinta a sua respiração, respire conscientemente. Deixe os pensamentos fluirem, conecte-se consigo, como dizia uma imagem: há respostas que procura que não estão no google. Se lhe for dificil, procure um grupo ou alguém que o oriente e nonde possa fazer as suas práticas diárias.

7. Comer sopas e saladas
Cheias de alimentos cheios de nutrientes que vão favorecer o nosso organismo. As saladas não têm de ser só as tipicas de alface e tomate, podem haver inúmeras combinações maravilhosas, é só pôr a imaginação a funcionar. Ex. Quinoa, grão, tomate cherry, azeitona preta e coentros.
Agora que as noites ficam mais frescas, sabe bem aconchegar o estomâgo com uma sopa ao jantar mas como o calor ainda se sente durante o dia também podemos ainda optar por uma sopa fria Ex. meloa, pepino, hortelã .

8. Cuidar do corpo e da mente
Experimente fazer uma massagem. È libertador, sentir a tensão que tem acumulada, a fadiga muscular e as dores a desaparecerem. Além de que a massagem trás imensos beneficios para o nosso organismo, melhora a elasticidade da pele, favorece a circulação sanguinea. Relaxa e melhora o sono, entre outras. Só tem mesmo é de experimentar.

9. Dormir bem
Para uns um verdadeiro prazer e para outros é quase uma obrigação. è muito importante que durma bem e tenha um sono de qualidade. O ideal é que vá para a cama por volta das 22h pois é quando o nosso organismo começa um processo de várias etapas e em que os nossos orgãos trabalham para garantir o equilibrio do corpo. E no outro dia estarmos frescos e fofos para todas as actividades que nos são propostas.
Se tiver dificuldades pode fazer uma pequena meditação antes de dormir ou optar por um banho de pés, com água morna ou quente e com uma gotas de oléo essencial de alfazema ou lavanda - esta prática é muito relaxante.

10. Amar
Ame-se. Evite pensamentos derrotistas e que não a façam sentir-se bem. Ninguém aguentaria estar 24h com alguém que a estivesse sempre a mandar a baixo e a critica-la. Então não o faça pela sua sáude emocional.
Pode ler este artigo que eu escrevi anterioremente:  http://cuidabemmim.blogspot.pt/2016/07/faz-isso-porque-para-se-amar-ou-porque.html












Sem comentários:

Enviar um comentário