quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Papas de Quinoa e Açafrão com Nozes e Lascas de Coco

Bem, estamos quase a terminar, a nossa série de pequenos-almoços e por esta altura já devem ter percebido que de manhã adoro papas e cremes, especialmente no Outono/Inverno! Sim, no Verão bebo imensos batidos - agora também bebo, alguns,  mas penso que as receitas que tenho aqui deixado são bem mais reconfortantes!

A Organização Mundial de Saúde, compara a quinoa ao leite materno, referindo-se ao facto de encontrar mais próxima do balanço ideal de proteínas. Realmente, a quinoa é um superalimento, também importa destacar o seu alto teor de ferro, magnésio, fosfóro, zinco, ómega 3 e 6 e ainda vitaminas A, E.

A quinoa pode ser encontrada, em grão, flocos ou farinhas e existem três variedades de quinoa, a branca, a preta e a vermelha.
Este superalimento é bastante versátil visto que pode ser utulizado em pratos doces, como é o caso de hoje, salgados, para o exemplo de uma salada ou para servir de acompanhamento e é de fácil confecção (cozinha semelhante ao arroz).
Antes de ser utilizada, tem de ser muito muito bem lavada, para remover a camada amarga que se chama de saponina.

O açafrão é  uma especiaria que tem beneficios anti-inflamatórios e fica top neste papa.

Esta receita que vos trago hoje, é da Mafalda Pinto Leite, e já foi feita aqui em casa várias vezes e hoje desafio vocês a experimentarem também. Mãos na massa!

Quinoa com Açafrão

1Cháv. de leite de coco
1 1/2 Cháv. de leite ou água
1Cháv. de quinoa (muito bem lavada)
Geleia de arroz, ou qualquer outro adoçante a gosto
Açafrão q.b


(A receita original contém, pasta ou essência de baunilha e uma pitada de sal, eu retiro esses dois ingredientes, mas é como preferirem)

Colocar todos os ingredientes numa panela.
Deixar levantar fervura. Baixe o lume e deixar cozinhar por sensivelmente 15min (mexer volta e meia para ficar cremosa)
Quando estiver cozinhada, e voces vão perceber isso, é como se a quinoa "abrisse". Colocam numa taça e podem servir com fruta, nozes, sementes, um pouco de geleia de arroz, o que tiverem e preferirem. :)



Espero que gostem tanto quanto eu.
Rita




1 comentário: