quinta-feira, 16 de junho de 2016

Aproveitar e Rentabilizar = Poupar

Quando se forma uma família, somos levados a ter outro tipo de consciência que não tínhamos quando vivíamos sozinhos ou com o nosso parceiro(a).

Falo por experiência, que vivia ao "sabor do vento" - para já porque não gostava muito de estar na cozinha, como já disse num outro post anterior, depois porque não me preocupava com refeições, pois era tudo na última hora, acabando muitas vezes por fazer uma alimentação pobre em nutrientes.

Quando a minha filha nasceu, descobri a minha paixão pela cozinha e especialmente na fase em que a C. começou a experimentar os primeiros alimentos, comecei a ter que ter outro tipo de organização, a sopinha sempre pronta a horas, fruta cozida ou assada, mas também comecei a ter que preparar e organizar as refeições dos crescidos atempadamente, para que a cozinha e a minha vida não se tornasse um caos, na hora em que a fome iria apertar.
Foi precisamente, nesta altura que me surgiram as listas como também já referi. Quando se organiza a semana, temos de planear o que vamos querer comer, de acordo com a nossa vontade, gostos de toda a família, o que temos na arca/frigorífico e despensa e também de acordo com a nossa disponibilidade.

Há quem tenha mais disponibilidade para estar na cozinha durante a semana outros nem tanto e hoje quero falar sobre poupar. Poupar na gestão de tempo e na carteira.
As listas funcionam como um mapa, que nos vai orientar, mas há atalhos que nos podem ajudar e simplificar a vida.
Se (re)utilizarmos e aproveitarmos alguns alimentos, que até á primeira vista, parecem já não ter utilidade.

Dicas e Sugestões:

1. Guardar tudo o que sobra de uma refeição anterior. Seja um bocadinho de peixe, um pouco de frango, pão duro, fruta madura. Não joguem fora. Pois o peixe desfiado, com batata cozida e ovo já faz uma boa salada fria. O frango desfiado dá para frango á brás, uma salada com massa (fria ou quente) juntando apenas mais alguns ingredientes que gostem e tenham disponíveis, ou uma quiche. O pão pode ser esfarelado para um saco e congelado. A fruta madura tem imensa utilidade, como compotas, batidos, tartes, gelados, iogurtes podem até congela-la  - há um leque vastíssimo para a (re)aproveitarem.

2. Com os tomates maduros, podem fazer molho de tomate e guardarem em frascos, assim quando precisarem têm um molho caseiro e cheio de sabor.

3. Podem cortar legumes e vegetais para um saco identificado, bem fechado e congelarem, para uma sopa, fica pronta para ir ao tacho posteriormente. podem também fazer uma base de sopa e depois vão só alterando o ingrediente principal.

4. Se fazem uma esparguete á bolonhesa, façam logo mais molho, deixem arrefecer , coloquem numa caixa identificada e congelem, pode dar para outras refeições bem como um empadão ou uma lasanha num fim-de-semana em que recebam amigos em vossa casa, ficarão com esta parte do jantar adiantado.

5. As cascas de limão ou de laranja, são óptimos aromatizadores, seja para chá, gelados (raspas), bombons (raspas) ou se as cascas estiverem secas podem mesmo coloca-las num saco de tecido para aromatizar as gavetas. O limão combina bem com o alecrim seco assim como a laranja fica bem com o tomilho.

6. Podem também fazer o vosso próprio sal ou azeite aromatizados.

Existem muitas opções para rentabilizarem o tempo na cozinha e consequentemente ganharem tempo para vocês e para a vida familiar.

Se têm outras sugestões, partilhem connosco, pois como já sabem gosto de conhecer outras formas de poupar, rentabilizar e aproveitar.

Bom fim-de-semana.
Rita

Sem comentários:

Enviar um comentário